sexta-feira, 18 de julho de 2014

FRITJOF CAPRA E O PONTO DE MUTAÇÃO

A luta contra o racionalismo não se limita ao Direito Processual Civil, nem mesmo ao Direito. Ela atinge a Física, a Medicina, a Psicologia, a Economia e outros campos do saber humano. A Ciência como um todo. A influência do cartesianismo não se limita apenas às instituições jurídicas. 
Faço este post adicional para recomendar a leitura de uma grande obra a respeito da crise do paradigma racionalista e cartesiano nas ciências em geral. Trate-se da obra de FRITJOF CAPRA. Vários são seus livros a respeito (O Tao da Física, A Teia da Vida etc.), todos facilmente encontrados nas livrarias, bibliotecas e sebos. Mas talvez a sua obra-síntese seja O Ponto de Mutação (The Turning Point), bastante acessível e didática.


Permitam-me um extrato desse pungente livro:
A visão cartesiana mecanicista do mundo tem exercido uma influência poderosa sobre todas as nossas ciências e, em geral, sobre a forma de pensamento ocidental. O método de reduzir fenômenos complexos a seus componentes básicos e de procurar os mecanismos através dos quais esses componentes interagem tornou-se tão profundamente enraizado em nossa cultura que tem sido amiúde identificado como método científico. Pontos de vista, conceitos ou ideias que não se ajustavam à estrutura da ciência clássica não foram levados a sério e, de um modo geral, foram desprezados, quando não ridicularizados. Em consequência dessa avassaladora ênfase dada à ciência reducionista, nossa cultura tornou-se progressivamente fragmentada e desenvolveu uma tecnologia, instituições e estilo de vida profundamente doentios (20 ed., p. 226).
Reduzimos o Direito à lei ou a enunciados abstratos da jurisprudência. Procuramos soluções para o sistema processual sem avaliar o funcionamento das instituições judiciárias. Renegamos a interdisciplinariedade. Fragmentamos o fenômeno processual, pensando o processo a partir dele mesmo, ou a partir da ação, ou a partir da jurisdição. Temos dificuldade de conceber o processo holisticamente, como um todo destinado a prestar o serviço jurisdicional com qualidade. O Direito Processual Civil também participa dessa cultura doentia denunciada por Capra. No Brasil, são mais de 90 milhões de processos!!!!!!!!!
Quem o desejar, também é possível ter contato com as ideias de O Ponto de Mutação através do cinema, pelo filme Mindwalk (1990), dirigido por Bernt Capra, irmão de Fritjof: 





Confiram. Os diálogos são ótimos e os atores surpreendentes! Filme de primeira grandeza.
Até o próximo post.

2 comentários:

  1. Professor, muito bom o filme, assim como sua aula, mudou a minha forma de encarar o que produzo no trabalho e na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Daniela! Veja que não é fácil propor rompimento com um paradigma cultural que viceja há cerca de cinco séculos. Descartes e seus seguidores cumpriram um importante papel para o progresso da Humanidade, mas agora é hora de ir adiante e continuar evoluindo. O trabalho é lento, mas constante. As redes sociais podem ajudar. A crítica das nossas crenças racionalistas tem que perseverar. Mas as soluções para a transição paradigmática também devem surgir. Por isso a importância do Capra, muito embora a academia o trate com certo desdém. Replique essas ideias, participe desse movimento. Fico feliz pelo teu depoimento. Torço para que continue frutificando. Um abraço

      Excluir