sexta-feira, 11 de julho de 2014

BEM-VINDOS!!!

Bem-vindos ao blog PRAGMATISMO & PROCESSO, destinado à divulgação de ideias, pesquisas e debates sobre as possibilidades de interconexão entre o Pragmatismo e o Direito Processual Civil, visando à construção de uma nova metodologia processual, mais apta e eficiente para fornecer melhores soluções para os problemas do Processo Civil.
  

4 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa professor. Indubitavelmente, pensar o processo civil com menos abstração preocupando-se com a efetiva tutela do direito material está na ordem do dia. Nossos tribunais há tempos vem adotando soluções pragmáticas, mas poucos doutrinadores se dedicam a identificá-las e, principalmente, compreendê-las de forma contextualizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acertou na mosca, Renata!! O pragmatismo está aí. Cumpre-nos reconhecê-lo como um novo estágio metodológico do processo civil para que ele possa inspirar novas soluções processuais, que possam realmente otimizar a prestação jurisdicional no Brasil.
      Obrigado pelo seu comentário.

      Excluir
    2. Parabéns Dr. Vicente, não só pela iniciativa, mas também pela percepção de uma ferramenta que os Magistrados ainda possuem. Pela pequena amostra que já tive, pesquisando sobre método pragmático, percebi que há necessidade também de sintonia das decisões dos Juízes de 1º grau com os Tribunais, ou seja, os cuidados na observância de medidas processuais protelatórias, que ricocheteiam em uma sala quadrada, e não vão a lugar nenhum devendo ser estancadas desde seu início, no 1º grau e nos outros. Não será possível a aplicação de tais medidas, caso elas sejam contempladas também nas esferas recursais. Enfim, como Advogado penso que o processo civil e os que aplicam a lei, devem encontrar ferramentas constantemente para fazer valer o direito do jurisdicionado, de forma célere, descartando tudo aquilo que, apesar de previsto no ordenamento jurídico, seja desnecessário para chegar ao mesmo resultado, com o escopo de tempo e custos menores.

      Excluir
  2. Obrigado, Marco Aurélio, pela sua contribuição. Sem dúvida que a valorização da primeira instância jurisdicional é medida extremamente importante e atual. Pena que o projeto de novo CPC continue suspeitando desses juízes, mantendo o efeito suspensivo da apelação, por exemplo. A intensificação das medidas de repressão à má-fé processual também está na ordem do dia.
    Espero que você continue contribuindo.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir