sábado, 12 de julho de 2014

PROCESSO CIVIL PRAGMÁTICO

As suspeitas de que o Pragmatismo - enquanto original contribuição filosófica norte-americana - poderia representar um adequado referencial teórico para a elaboração de um novo método para o Direito Processual Civil nasceram das aulas de Filosofia do Direito, ministradas pelo Prof. Dr. CELSO LUIZ LUDWIG, ainda quando no Mestrado em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2007-2009). Mas essas suspeitas transformaram-se em projeto de pesquisa para a admissão no curso de Doutorado em Direito na mesma universidade. Após quatro anos de estudos, os resultados das pesquisas de doutoramento geraram a tese intitulada "Processo Civil Pragmático", aprovada em 2013, em banca constituída pelos Professores Doutores SÉRGIO CRUZ ARENHART (Orientador), LUIZ GUILHERME MARINONI, CÉSAR ANTONIO SERBENA, ELTON VENTURI e ÁLVARO PÉREZ RAGONE.
Pretendo, através deste blog, apresentar, paulatinamente, as propostas lançadas nessa tese, e os amadurecimentos que vão se seguindo, propiciando não somente a divulgação das ideias, como também, e principalmente, o seu aperfeiçoamento através das críticas construtivas da comunidade.
Para os que desejarem antecipar o contato com os resultados da pesquisa, acessem o inteiro teor da tese diretamente na internet, no seguinte endereço:



Nenhum comentário:

Postar um comentário